Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:
Jacob Johann von Uexküll (Keblaste, Estônia, 8 de setembro de 1864 — Capri, 25 de julho de 1944) foi um biólogo e filósofo estoniano de origem alemã. Foi um dos pioneiros da etologia antes de Konrad Lorenz.
Foi um biólogo com grandes realizações nos campos da fisiologia muscular e cibernética da vida. Porém, sua realização mais notável foi a noção de Umwelt, o mundo subjetivo da percepção dos organismos vivos, dos animais e do homem em relação ao seu meio ambiente e de como eles o compreendiam. Postulava que cada animal tem seu mundo próprio e que cada um deles tem que ser entendido no seu habitat (meio em que vive), interessava a Uexkull, neste sentido, o comportamento dos organismos vivos e suas interações, como por exemplo, as células e órgãos do corpo ou dos sujeitos no seio das famílias,dos grupos nas comunidades, etc. No livro Umwelt und Innenwelt der Tiere (1909), ele introduziu o termo "Umwelt" para denotar o mundo subjetivo do organismo. Uexküll considerava-se um seguidor de Johannes Müller (1801-1858) e Karl Ernst von Baer (1792-1876). Seus pontos de vista filosóficos foram baseadas nas obras de I.Kant. Uexküll escreveu uma das primeiras monografias sobre biologia teórica (Theoretische Biologie, 1920, 1928). Os campos em que seu trabalho fez uma contribuição notável, incluem da fisiologia comparativa de invertebrados, psicologia comparativa à filosofia da biologia. Ele é reconhecido também, como o fundador da biossemiótica (Bedeutungslehre, 1940).
Estudos posteriores como os de Kalevi Kull, conectaram os estudos de von Uexküll com algumas áreas da filosofia como a fenomenologia e a hermenêutica, influenciando nos trabalhos dos filósofos Martin Heidegger, Maurice Merleau-Ponty, Gilles Deleuze, Félix Guattari e atualmente, Giorgio Agamben, entre outros.